Quero Saber – Alquimia Lançamento

Aug 7th, 2012 | By | Category: Alquimia, Lead

Foi lançado no dia 3 de Agosto o primeiro volume da nova Colecção “Quero Saber”, publicação promovida pelo In Hoc Signo Hermetic Institute, desta feita dedicado ao tema Alquimia. Uma vez mais, apesar das férias, o nosso auditório se fez muito pequeno para acolher todos os sócios e amigos que fizeram questão de não perder o evento.

Da autoria de Luis de Matos, “Quero Saber – Alquimia” procura lançar o mote de uma Colecção que irá expor de modo claro e sucinto as bases de múltiplos temas que têm sido abordados pelas Conferências, Tertúlias, Debates, Cursos e Estudos realizados pelo Instituto ao longo dos nossos dois anos de actividade. Efectivamente, de acordo com o autor, “há pouca literatura fiável e introdutória no mercado livreiro sobre uma série de temas fundamentais ao esoterismo; muitas vezes somos abordados por amigos que se mostram desorientados nas suas pesquisas pois não sabem como começar ou confundem muitos conceitos devido ao que leram na Internet ou num site sem referências nenhumas”. Para Luis de Matos “há livros excelentes que são impenetráveis para quem está a começar ou não precisa mais do que uma noção exacta do que cada assunto trata. Há igualmente livros generalistas, que se assemelham a becos sem saída, já que exploram fantasiosas teorias dos autores mas não deixam pistas para que o leitor faça a sua própria demanda.” Referiu que a maior parte da literatura sobre Cabala, Alquimia ou Rosacruz se destina a vender uma filosofia pronta a consumir aos leitores, não os dotando de ferramentas ou apontando fontes que os ajudem, por si, a encontrar as luzes da verdade.

Ao apresentar a colecção, Luis de Matos referiu alguns dos temas a tratar, que incluem o Tarot, a Cabala, a Maçonaria, a Teosofia, a Rosacruz, os Templários e o Martinismo, entre muitos outros. Fez um convite a todos os presentes para que participassem na elaboração dos próximos volumes, quer colaborando com a sua autoria, quer alertando para temas e perspectivas que desejariam ver abordadas do ponto de vista dos seus fundamentos e características essenciais. A ter em conta – disse – é que devem ter uma postura jornalística, não dando a opinião do autor, mas sempre procurando responder de modo claro, sucinto e bem referenciado com as fontes consultadas, às questões base que todos procuram saber: o quê, quem, quando e porquê, onde e como. “Livros de doutrinação com o que muitos pensam sobre os assuntos já há a mais” – disse – “O que faltam é livros que falem sobre os assuntos.”

De seguida deu uma visão geral da obra em apresentação nessa noite, a qual nos apresenta a Alquimia nas suas diversas vertentes, detendo-se nos seus objectivos, origem e vias, de acordo com o sujeito da Grande Obra. De seguida são apresentados alguns dos mais célebres Alquimistas de todos os tempos, como Paracelso, Nicolas Flamel, Basile Valentin, entre muitos outros. Neste capítulo complementam-se os dados biográficos com as suas obras mais importantes. A obra prossegue abordando os Alquimistas do século XX, onde se dá particular importância ao misterioso Fulcanelli, não se deixando de analisar outros nomes célebres como Kamala Jnana e Solazaref. O livro passa então a uma curta exposição acerca da Iconografia Alquímica e alguns elementos essenciais ao seu estudo, terminando com uma secção de referência, onde estão expressas as fases da Grande Obra, as diversas vias, o mistério do Mercúrio, do Sal e do Enxofre, um breve glossário alquímico e uma útil bibliografia classificada entre obras para quem inicia o estudo da matéria, até às obras mais complexas recomendadas só para especialista.

Com a assistência da Paula Teixeira na leitura, puderam ouvir-se algumas passagens da obra. O autor deu alguns esclarecimentos sobre o seu envolvimento coma Alquimia e o trabalho sob a orientação dos Les Philosophes de La Nature de Jean Dubuis, tendo depois dado algumas explicações de como este instrutor francês interligava as operações alquímicas com a Árvore da Vida da Cabala.

O livro “Quero Saber – Alquimia” foi editado pela Nihil Obstat com o apoio do Instituto. Trata-se de uma edição limitada a 250 exemplares, numerada e assinada pelo autor. Foi oferecida em subscrição cerca de um mês antes da edição e o entusiasmo foi enorme. Em poucos dias tínhamos pedidos de vários países, incluindo Brasil, Colômbia, Espanha e Estados Unidos. Chegámos ao dia do lançamento com poucas unidades e o que resta não deve ultrapassar as primeiras semanas do início do ano em Setembro. Uma segunda edição só será feita em 2013 ou 2014. Uma vez que esgotar, está esgotado. Se ainda tiver interesse em adquirir um exemplar, pode fazê-lo na nossa Loja Virtual: AQUI.

Fotos: Nélia Matos

One Comment to “Quero Saber – Alquimia Lançamento”

  1. […] Alquimia * O Mistério Fulcanelli * Maçonaria * Templários * Martinismo * Nicholas Roerich * Meditações sobre o Tarot entre outros ainda a anunciar. […]

Leave a Comment